sábado, 19 de maio de 2007

Primeira parada: Guarulhos

O dia começou cedo: eram 6h30 da manhã e a equipe se encontrou em frente a sede da UNE/UBES, em São Paulo, rumo a primeira parada da caravana: Colégio Estadual Homero Rubens de Sá, em Guarulhos, grande São Paulo. Centenas de alunos - a organização do evento estima 600 pessoas – se dividiram em dois turnos para acompanhar o evento capitaneado pela União Brasileira dos Estudantes.

“A luta pelo passe livre é ideal”, disse Débora Salete dos Santos, vice-presidente do grêmio da escola. “O ônibus é caro, e a maioria dos estudantes dessa escola mora longe daqui”, completou. “O preço das passagens é um dos maiores problemas para garantir o acesso à educação”, afirmou, em discurso, o presidente da UBES, Thiago Franco.

Tiago Franco (em pé), em frente a banca de convidados: Ricardo (UEE-SP), Fábio (UGES), Thiago (mediador), Tiago (UPES), Wilson (UPES) e Débora (grêmio do colégio)

Nos debates promovidos pela UBES, participaram todas as entidades que representam os alunos de Guarulhos. O mediador foi Thiago Mayworm, diretor de esportes da UBES, que é também o coordenador da caravana. Fábio, (foto à direita) da UGES (União Guarulhense dos Estudantes Secundaristas), levantou o público ao som do já conhecido bordão do passe livre: “boi, boi, boi, boi da cara preta...”. Wilson, da UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas), lembrou que o preço que os alunos pagam nas passagens sustenta o grande lucro dos empresários de ônibus. Duas outras instituições importantes deram seu apoio à luta: a UEE-SP e o MST.

Parte constituinte da caravana, o grupo Teatroatividade, do Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE de Curitiba, também falou da luta pelo passe livre – mas, claro, com uma linguagem mais corporal e divertida, em que os alunos acompanharam batendo palmas e cantando.

O evento terminou em grande estilo: o grupo Família GNA, formado por alunos da própria escola, transformou o ginásio em um grande show de rap. Chad, um dos mcs, explicou que GNA significa “gênesis, naum e apocalispe, as três partes da Bíblia” ou, simplesmente, “Gangsta na área”.

Família GNA: o hip hop de Guarulhos mostrou a que veio

Tudo muito bacana, a Caravana começa com o pé direito. Foi nessa primeira escola, o Homero, que surgiram as articulações para a luta que aprovou a meia-entrada para estudantes, em Guarulhos em 1992 – e, pela organização de ontem, tudo leva a crer que os alunos de lá estão prontos para o confronto.

Nenhum comentário: